Feira de combate ao tabagismo é itinerante - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

segunda-feira, agosto 29, 2011

Feira de combate ao tabagismo é itinerante

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta segunda-feira (29/08), o Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) realizou uma feira itinerante de combate ao tabagismo. A ação, que teve início às 8h30, no Centro Comercial, percorreu as praças Desembargador Montenegro e Abrantes. Os bairros Nova Vitória e Novo Horizonte recebem a iniciativa nesta tarde.
O objetivo da iniciativa é alertar a população sobre os danos que o cigarro causa à saúde. Além de distribuir material educativo, a feira ofereceu aos fumantes o teste de Fagerstrom, exame que ajuda a estimar o grau de dependência da nicotina. Os resultados estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (05/09), na sede do Ceonc. Segundo a enfermeira do Ceonc, Adriana Brandão, as informações de saúde dessas pessoas serão armazenados em um banco de dados do Município.
No momento, Camaçari ainda não dispõe do tratamento medicamentoso. O Ceonc oferece apenas orientação para as pessoas que desejam parar de fumar, com informações sobre os malefícios do cigarro e práticas de hábitos saudáveis no combate à dependência do fumo.
O balconista Jorge Conceição achou a feira interessante e uma boa oportunidade para conhecer os tratamentos disponíveis. Fumante há 25 anos, ele já tentou várias vezes deixar de fumar sem sucesso. Agora, ele espera se desvincular do vício com a ajuda de um profissional e “com muita força de vontade”, salienta.  
O Ceonc funciona no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que fica na rua Delegado Cleyton Leão, n° 178, Centro.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here