Campus da UFBA deve entrar em funcionamento até o final do próximo ano, na Cidade Técnico Universitária (CTU) - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quarta-feira, agosto 17, 2011

Campus da UFBA deve entrar em funcionamento até o final do próximo ano, na Cidade Técnico Universitária (CTU)



Camaçari acaba de ganhar um campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia), que deve entrar em funcionamento até o final do próximo ano, na Cidade Técnico Universitária (CTU). Agora, a Prefeitura de Camaçari vai agilizar a doação do terreno para implantação da UFBA e na sequência acontece uma licitação para o início da obra.
A notícia foi recebida com muita satisfação pelo prefeito de Camaçari e presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Luiz Caetano, na terça-feira (16/08), durante o anúncio da terceira etapa de Expansão da Educação Superior, Tecnológica e Profissional do governo federal, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, com a participação da presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner e do ministro da Educação Fernando Haddad.
O prefeito vai fazer gestões junto ao Ministério da Educação e da UFBA, no intuito de garantir a confirmação de cursos na área de ciência e tecnologia para a unidade da UFBA de Camaçari.
Emocionado, o prefeito declarou que “começou o governo com a criação da Cidade do Saber e vai terminar com a implantação de um campus da UFBA, uma ação histórica para a população do Município”.
A presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 novos campus universitários e de 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país até 2014.
Das quatro novas universidades federais anunciadas, duas são na Bahia. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras e campus em Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Barra, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), com sede em Itabuna e campus em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Além do campus de Camaçari, o Estado vai ganhar mais um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Feira de Santana, além de nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para Caetano, isso mostra a força que a Bahia possui e a importância em capacitar os baianos nas diversas áreas de conhecimento.
Durante a solenidade, o governador Jaques Wagner disse que a Bahia comemora a conquista e que o governo vai lutar para conseguir cada vez mais vagas no ensino superior, técnico e profissionalizante. Para o governador, a conquista de Camaçari é justa e merecida. “Agora, o povo baiano conta com cinco universidades federais. Isso é resultado da competência da Bahia e da sensibilidade da presidente”.
Dilma Rousseff afirmou que a solenidade representa um novo momento no fortalecimento da expansão do ensino superior e tecnológico do Brasil e que as ações dão continuidade ao que foi iniciado no governo do ex-presidente Lula.
“Até 2014, serão oferecidas 250 mil novas vagas nas universidades federais e 600 mil matrículas nos institutos federais de educação. Esses números vão diminuir as desigualdades sociais no nosso país e interiorizar a educação superior”, afirmou a presidenta.
Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, para executar o programa o governo federal vai investir cerca de R$ 7 milhões por unidade de educação profissional e R$ 14 milhões nos campus universitários, valores mínimos para iniciar as atividades.
“As novas universidades, os campus e as unidades de educação profissional que começam a ser construídos na gestão da presidente atendem critérios técnicos de reparação de uma injustiça histórica de muitas décadas, que isolou populações do acesso à educação e ao conhecimento”, lembrou o ministro.
Acompanharam o prefeito Luiz Caetano em Brasília, os secretários da Educação, Luiz Valter de Lima e de Articulação com o Estado e União, Joelson Meira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé de Elísio, os vereadores Téo Ribeiro (PT), José Marcelino (PT) e a coordenadora de Ensino Superior e Técnico do Município, Patrícia Souza.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here