Cidade do Saber, uma obra imortal - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

sexta-feira, março 25, 2011

Cidade do Saber, uma obra imortal



Uma obra imortal. Assim se tornou a Cidade do Saber, um dos maiores complexos integrados de cultura e esporte da América Latina. A instituição, localizada em Camaçari, mudou a vida de milhares de pessoas que não tinham acesso a arte, cultura, esporte e lazer, tornando-se também um grande centro de inclusão social. Assim aconteceu com sete alunos da escola de balé da unidade, Alexandre Santos e Pâmela Silva, de 12 anos, Daiane Silva e Erica Oliveira, 11 anos, e Rodrigo Junior, Geiza Menezes e Andressa Moura, 10 anos, que graças ao convênio entre a Prefeitura de Camaçari e a escola de Teatro Bolshoi do Brasil, única filial do grupo fora da Rússia, foram contemplados com bolsas de estudo da escola. Os jovens foram escolhidos por meio de um concorrido processo seletivo nacional, realizado anualmente pelo Bolshoi Brasil. Por três anos consecutivos, os alunos da Cidade do Saber participaram da seleção, sendo quatro contemplados em 2008, dois em 2009 e um em 2010.
“É muito gratificante saber que a minha filha está em uma das melhores escolas de balé do mundo”, declara Joraildes Evangelista dos Santos, mãe de Pamela Silva, 13 anos, selecionada em 2008. Ela ainda acrescentou que, “a Cidade do Saber mudou a vida da minha filha e a de milhares de jovens, especialmente por mantê-los longe da violência e das drogas”. Pamela está muito feliz com a oportunidade de estudar na escola de Teatro Bolshoi do Brasil e que fará o possível para concretizar o grande sonho de sua vida, se tornar bailarina profissional. “Sei que a saudade é muito grande, mas o meu sonho é muito maior”, diz emocionada. A escola de balé da Cidade do Saber já beneficiou cerca de 650 jovens. Atualmente, a unidade atende de forma gratuita 300 alunos, com aulas durante dois dias da semana. O projeto garante ainda o material para a prática da modalidade. O curso é ministrado por professores da Ebateca de Salvador.

BOLSA

Na escola de Teatro Bolshoi, localizada em Santa Catarina, os jovens bailarinos têm acesso a aulas práticas e teóricas de balé, música clássica, piano, violino, história da arte, pilates e inglês. Em turno oposto, os jovens cursam o ensino regular. Para manter a bolsa, os estudantes devem ter assiduidade e um bom desempenho escolar. O curso tem duração de oito anos.

CASA SOCIAL

Mas o sonho só foi possível graças a Casa Social, em Joinvile, local onde os estudantes moram. O imóvel foi alugado pela Prefeitura de Camaçari e pela Cidade do Saber, para que as crianças pudessem ficar instaladas com conforto e segurança, e realizassem o sonho de serem bailarinos profissionais.

BALLACE

Como se não bastasse contar com sete alunos na Escola de Teatro Bolshoi, a Cidade do Saber integra o seleto circuito nacional de festivais de dança. Isso porque, há 4 anos consecutivos, o centro de inclusão social recebe no palco do Teatro Cidade do Saber, o Festival Nacional de Dança Clássica Ballace. O evento atrai bailarinos de diversos pontos do país, além de personalidades da dança como Cecília Kerche, primeira bailarina do Balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here