Apresentação do Plano de Ações lota a Cidade do Saber - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, março 17, 2011

Apresentação do Plano de Ações lota a Cidade do Saber



A noite de terça-feira (15/03) vai ficar na história do Município, que se mobilizou para conhecer as realizações da Prefeitura para os próximos dois anos. O anúncio da apresentação do Planejamento Estratégico para 2011 e 2012 criou a maior expectativa nos mais diversos setores da sociedade e a Cidade do Saber ficou pequena para tanta gente.  Com o teatro completamente lotado, muitos tiveram de assistir ao evento no telão instalado no foyer. No público, representantes do comércio local, dos empresários do pólo industrial, do governo do Estado, de entidades patronais e de trabalhadores, das policias Civil e Militar, lideranças comunitárias, deputados estaduais e federais, vereadores e o conjunto do secretariado. Todos queriam conhecer o Plano de Ação da Prefeitura, as obras e projetos que serão executados nos próximos dois anos. Tinha gente dos mais diversos lugares do Município, da sede, da orla e da zona rural. Cada um queria saber o que está programado para ser feito no bairro, distrito ou povoado onde mora. O prefeito Luiz Caetano era a personalidade mais esperada e logo que chegou na Cidade do Saber foi cercado por uma multidão. Quando subiu ao palco do teatro para apresentar o Planejamento Estratégico foi muito aplaudido e a cada obra a ser realizada que mostrava, com o apoio de fotos e imagens em 3D, recebia muitas palmas. Mais de mil pessoas marcaram presença no evento. O espetáculo teatral Camaçari, meu orgulho, meu amor, encenado por artistas da cidade, abriu o evento. A apresentação destacou as principais ações da administração municipal nos últimos seis anos e os avanços alcançados pelo Município nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, econômica e social. Elaborado com a participação de todos os setores da administração municipal, o plano foi divido em cinco eixos de ações: Desenvolvimento urbano, meio ambiente e saneamento básico; Desenvolvimento econômico sustentável e geração de trabalho e renda; Desenvolvimento social e cidadania; Assistência social e garantia dos direitos; Gestão contemporânea e democrática do Estado. Na oportunidade, o gestor municipal destacou a importância do planejamento para o bom desempenho do governo e a satisfação dos moradores. “É preciso conhecer a demanda para definir as prioridades e oferecer mais qualidade de vida para toda a população”. Durante a apresentação do planejamento, o prefeito foi muito aplaudido pelo público. “É bom saber o que será feito em nossa cidade. Gostei muito do plano elaborado, acho que atende as necessidades dos moradores de Camaçari”, disse o presidente da Associação de Moradores da Gleba B, Elbert de Assis.
Dentre as ações apresentadas pelo prefeito, as que mais chamaram a atenção de Maria Pastora, moradora do Município, foram os projetos de revitalização da Bacia do Rio Camaçari, a construção da Vila Olímpica e do anel ferroviário. “Essas ações, sem dúvida, ficarão na história da cidade e mudarão consideravelmente a vida da população. O prefeito está de parabéns”. Depois da performance teatral foi exibido um vídeo com as principais obras recém executadas, em execução e a serem executadas nos próximos dois anos. Na sequência, o prefeito Luiz Caetano mostrou com detalhes, inclusive com recursos de imagens, as realizações previstas no Planejamento Estratégico para o biênio 2011-2012.

DESENVOLVIMENTO URBANO, MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO BÁSICO:

Urbanização do bairro Buri Satuba, que inclui a construção de 287 casas, melhorias em 87 moradias e distribuição de 700 escrituras de forma gratuita para as famílias da comunidade. Antiga reivindicação dos moradores de Camaçari, as obras para construção do anel ferroviário que ligará o Pólo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu, encurtando o trecho em 29 quilômetros, estão em andamento. A previsão é de que o novo trecho fique pronto até o inicio de 2012. Reurbanização dos acessos a Barra do Pojuca, Barra do Jacuípe e Abrantes. Reurbanização e reformas das Praças do Coco gelado, Alto da Caixa D’Àgua, Rua Bahia, Lama Preta, Monte Gordo e Gleba B. Construção do Plano Diretor de Trânsito e Transporte.

Implantação de Placas de identificação de logradouros, serviço em fase de execução na sede e orla do Município. Implantação da Usina de Reciclagem Energética, que deve gerar mais emprego e renda para a população e reduzir o custo de energia da cidade. Construção de uma praça no bairro do Phoc III em uma área de 3.000 m² que será equipada com biblioteca, telecentro, cineteatro e pista de Skate.
Urbanização e ordenamento das barracas das praias do Município, ação que vem sendo desenvolvida em Arembepe, Itacimirim e Guarajuba.

Reforma dos Cemitérios.Ampliação e melhoria da iluminação pública da cidade estendendo em 20 quilômetros a rede na sede e orla. Urbanização de Itacimirim e conclusão das obras de requalificação de Arembepe. Reurbanização da Avenida do Canal da Gleba A. Implantação de estacionamento rotativo no centro da cidade. Revitalização da bacia do Rio Camaçari, o projeto executivo está em fase final e a verba destinada à obra está em processo de avaliação na Caixa. Estão previstas a construção de ciclovia, calçadão e 19 pontes e pontilhões nos trechos em que o rio corta a cidade.
Mais 28 ruas serão pavimentadas e um convênio com a Petrobras será firmado para executar o serviço em outras vias da cidade. Construção de 12 mil unidades habitacionais através da parceria firmada com o governo Federal pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Até o final do primeiro semestre de 2012 serão entregues 10 mil escrituras, de forma gratuita, para a população através do Programa Municipal de Regularização Fundiária.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA:

Reforma e ampliação dos Mercados de Monte Gordo, do bairro Nova Vitória e de Parafuso.

Ampliação da Semana Global do Empreendedorismo.

Implantação do Centro de Formação Profissional em Arembepe através de parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Reforma do Centro Comercial.

Consolidação do Turismo Náutico.

Planejamento e Estruturação da Aldeia Hippie como destino turístico.

Incentivo à Agricultura Familiar com o fornecimento de sementes, adubos, apoio a aragem de terra e execução do Programa Compra Direta, que deve estimular a compra dos alimentos diretamente dos produtores.

Construção do Shopping Costa Pinto, em uma área ao lado do Supermercado Central, no Centro da cidade. O ambiente abrigará os pequenos comerciantes que atuam no local lhes proporcionando uma melhor estrutura para trabalho.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA:

Ampliação e Modernização do Estádio Armando Oliveira
Implantação do Centro Cultural de Parafuso
Ampliação e Fortalecimento do programa Mais Educação
Reconstrução do Teatro Alberto Martins.
Implantação do Ginásio de Esportes em Parafuso.
Incentivo a Projetos Culturais da sociedade através do Fundo Municipal de Cultura.
Modernização de 15 campos de futebol.
Construção da Vila Olímpica ao lado do Estádio Armando Oliveira.
Criação da Orquestra Sinfônica das Escolas de Camaçari através da inserção de instrumentos musicais e do curso de iniciação musical nas unidades educacionais.
Reforma e Adequação do Colégio São Thomaz de Cantuária.
Construção da Cidade Técnico Universitária (CTU) que atenderá cerca de 1.200 jovens.
Apoio a 28 escolas e creches comunitárias.
Implantação e manutenção de uma Creche no bairro Phoc II.
Construção do Centro Integrado de Educação Infantil na localidade de Areias, orla do Município.
Construção de Escolas nos bairros da Gleba H, Nova Vitória, Gleba E, Parque Real Serra Verde e em Açú da Capivara, zona rural.
Entrega de fardamento com mochila a todos os estudantes da rede pública Municipal do Ensino Fundamental.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E GARANTIA DOS DIREITOS:

Implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no bairro 2 de Julho.
Criação do Programa Mãe Camaçari, que atenderá as gestantes realizando o pré-natal e fará a doação de um kit enxoval para o bebê.
Implantação da Clínica da Família em Barra de Pojuca, distrito de Camaçari.
Garantia da distribuição das Cestas de Páscoa e Natal para a população e servidores públicos.
Construção do Mapa de Vulnerabilidade Social para identificar as áreas que as ações precisam ser fortalecidas.
Capacitação de beneficiários do programa Bolsa Família, através dos programas Próximo Passo e Mulher Cidadã.
Execução do Programa Integrado de Enfrentamento às drogas.
Construção de seis novas Unidades de Saúde da Família (USF) até o primeiro semestre de 2012.
Implantação do Observatório Municipal de Segurança Pública.
Criação da Secretaria de Políticas Públicas Afirmativas destinadas a Negros e ao grupo LGBT.
Criação do Plano Municipal da Juventude através das atividades realizadas pelo Projeto Fala Jovem.
Reestruturação da Policlínica de Especialidades.
Conclusão do Centro de Especialidades em Odontologia (CEO).
Implantação de cinco Núcleos de Apoio à Saúde da Família.
Reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Gleba B.
Construção das UPAs de Arembepe e do bairro Gleba A.

GESTÃO CONTEMPORÂNEA E DEMOCRÁTICA DO ESTADO:

Modernização da Gestão Fazendária através da ampliação da oferta de serviços via Web.
Continuidade da execução do projeto Prata da Casa realizando o treinamento e desenvolvimento continuado dos servidores municipais.
Implantação da Praça Inteligente que vai oferecer para a população acesso gratuito a internet, totens de serviço e câmeras de segurança.
Implantação do projeto Prefeitura no Bairro, o qual levará os serviços da Prefeitura aos bairros do Município.
Implantação da Ouvidoria Itinerante.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here