Sedur vai instalar, na próxima segunda-feira (7), dois novos aparelhos deBiomonitoramento do Ar - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Sedur vai instalar, na próxima segunda-feira (7), dois novos aparelhos deBiomonitoramento do Ar




A Coordenação de Manutenção de Áreas Verdes da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai instalar, na próxima segunda-feira (7), dois novos aparelhos de Biomonitoramento do Ar para avaliar o nível de poluição na cidade. Os equipamentos serão instalados em uma escola da sede municipal e na localidade de Areias.
A intenção é fazer um comparativo entre os níveis de poluição e as ocorrências de doenças no Município para traçar medidas que diminuam os problemas de saúde na população.
A partir da instalação será possível medir a concentração de material inalável, constituído por poeira, fumaça, além de toda substância sólida e líquida suspensa no ar e despejada diariamente no meio ambiente.
Estes conteúdos, quando respirado em grande concentração, podem gerar problemas de saúde como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, além de respiração ofegante e asma, doenças que atingem mais facilmente crianças e idosos.
A localização dos pontos onde serão instalados os aparelhos levou em consideração o aumento da frota veicular em algumas regiões do centro da cidade, no caso da sede, e na orla, por se encontrar próximo a indústria de material poluente.
Em Camaçari, já existem outros quatro equipamentos de Biomonitoramento do Ar, que estão instalados nos bairros Gravatá, na Câmara de Vereadores e nas localidades de Areias e Machadinho. Todos são controlados pela Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel). O material colhido em Camaçari é encaminhado para análise na Universidade de São Paulo (USP).
O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e integra o programa federal VIGIAR (Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade do Ar).
O trabalho de Biomonitoramento do Ar é realizado em Camaçari desde 2009 e será apresentado no período de 6 a 9 de fevereiro, em Salvador, na Conferência Internacional sobre Saúde Ambiental da revista Environmental Health.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here