População de Camaçari é contra construção do pedágio! - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

População de Camaçari é contra construção do pedágio!




A Consulta Pública sobre os pedágios, realizada na Câmara Municipal de Camaçari, entre representantes da concessionária Bahia Norte, população, parlamentares e AGERBA, para saber o que a população gostaria de sugerir, deixou muita gente indignada.

De acordo com os cidadãos que estavam na sessão, além de sitiar o Município, sem dar o direito da populção ir e vir sem cobrança,  eles começaram errando quando não convocaram a população antes para participar do projeto.

Marcos Pavam, um dos cidadãos que compareceu na sessão, se colocou totalmente contra a construção. “Já que essa é uma consulta à população sobre o pedágios, quero deixar claro que somos contra”, diz.

Já Tagner Cerqueira, jovem estudante de direito, disse que o direito de ir e vir esta sendo vetado com a construção do pedágio. “A Constituição Brasileira foi rasgada. Temos sim que nos rebelar e ir para as ruas (protestando). Temos que fazer o mesmo que acontece no Egito. Não podemos ficar esperando”, diz. Indignado com a postura do representante da Agerba, que em nenhum momento posicionou-se sobre as reclamações contra a postura do governo do estado, Tagner questinou, "o senhor da Agerba está aqui para defender a Bahia Norte ou para representar o estado? Pois para todos aqui o que parece é que você está defendendo a empresa".
Para o empresário Jackson Alan, o problema foi que o governo do estado não ouviu o povo e está obrigando todos a pagarem por uma responsabilidade do governo. "É uma pena ver que Wagner, que anos atrás estava aqui em Camaçari lutando junto com os trabalhadores do Polo. Que estava aqui na cidade como político e cidadão tenha feito isso com nossa cidade. Não dá para compreender como pedagiar todas as entradas e saída de uma cidade. O que precisamos é que a população acorde. Saia da mornidão e vamos às ruas", disse.
Eraldo Reis, ex-subsecretário de Industria e Comércio de Camaçari também cobrou mais atuação da sociedade. "Quando a CLN quis vir para cá, fomos para cima com o Movimento Pedágio Livre e conseguimos as vias alternativas. Devemos fazer o mesmo neste caso. Sei que somos parte do governo, mas nem por causa disso devemos nos calar. Temos que reclamar nossos direitos", afirmou.
O advogado Augusto de Paula foi mais além nas suas declarações e denunciou algumas irregularidades da empresa. "Vocês estão construíndo as praças do pedágio de forma ilegal. Pois, não têm licença ambiental, não têm alvará municipal para as obras e estão desrespeitando todas as leis urbanas e ambientais dos municípios. É preciso revermos isso. Se possível devemos entrar na justiça para parar as obras", disse.
Morador da Cascalheira, Barcelar Saldanha chamou a atenção da população para mais crimes ambientais que poderão surgir caso aconteça realmente a duplicação das pistas. "Eu duvido muito que a duplicação das pistas aconteça. Tanto na BA-093 como na Via Parafuso. Vocês acham mesmo que o INGA e o CRA liberarão uma licença para serem construídas estradas sobre nascentes de diversos rios que temos nestas duas pistas? Se isso acontecer será mais um crime ambiental com a permissão do estado, como estamos vendo agora", alertou.

Segundo representantes da Concessionária, essa foi uma licitação feita pelo Governo do Estado, por entender que não tem condições de administrar e manter as estradas em perfeitas condições de rodagem.

Representantes do próprio governo do PT, governado na Bahia por Jaques Wagner, reconheceram que já perderam essa luta de tentar retirar as praças de pedágios dos entornos de Camaçari.

A Deputada Estadual Luiza Maia – PT, já reconheceu que não se têm mais o que fazer, apenas se adaptar as medidas. “É uma realidade hoje eu sei que eu perdi essa batalha de não ter o pedágio e eu acho que o governador não vai voltar atrás. Agora nós temos que ver é como adequar, porque se a empresa vai ganhar a população também tem que ganhar”, disse.
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here