Construção de nove Unidades de Saúde da Família (USFs) - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Construção de nove Unidades de Saúde da Família (USFs)




Camaçari foi contemplada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal, com a construção de nove Unidades de Saúde da Família (USFs). Destas, quatro já têm locais definidos para a construção, que são os bairros dos 46, Verdes Horizonte, Phoc I e Acajutiba.
O processo de licitação das quatro primeiras unidades está em andamento e a previsão é de que as USFs sejam entregues à população até o final deste ano. A Secretaria da Saúde (Sesau) está estudando algumas áreas do Município para a construção das outras cinco unidades.
Ainda neste semestre, a Prefeitura entrega mais duas USFs. As unidades, construídas com recursos próprios, funcionarão em Cachoeirinha e em Pé de Areia.
A unidade de Cachoeirinha vai ter uma equipe médica e atender cerca de 2.500 moradores da região que, atualmente, realizam as consultas e procedimentos médicos na USF de Barra do Pojuca.
Em Pé de Areia serão implantadas duas equipes de saúde da família para prestar atendimento a 5.067 pessoas da localidade e de Bela Vista de Areias.
Até o final do ano, Camaçari passará a ter 34 Unidades de Saúde da Família e 53 equipes médicas. Com isso, o Município vai ampliar para 78%, a cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF).
Na avaliação de Leandro Simões, médico da família que trabalha na unidade do Ponto Certo, a administração municipal está no caminho certo. “O Programa de Saúde da Família é muito importante porque realiza o acompanhamento constante da população”. O médico ainda disse que ao investir na prevenção, o governo mantém uma boa qualidade de saúde e diminui os gastos com internamentos.
A estudante Juliana Simões, 17 anos, concorda com o médico quanto à importância das USFs. Para ela, o aspecto mais relevante é o fato de que o médico sabe o histórico de saúde do paciente e não é necessário repetir todos os exames a cada consulta.
“Além disso, nós vamos contar com unidades de saúde próximas de casa e construímos uma relação de confiança com o profissional que nos atende”.  
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here