IFBA abre inscrições para processo seletivo 2011 com ampliação de vagas - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

quinta-feira, agosto 19, 2010

IFBA abre inscrições para processo seletivo 2011 com ampliação de vagas

Qui, 19 de Agosto de 2010




O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu as inscrições para o processo seletivo 2011. São oferecidas 5.422 vagas gratuitas para 15 cursos superiores e 22 cursos técnicos, em dez campi  e quatro núcleos avançados no estado da Bahia. As novidades dessa seleção são o acréscimo no número de vagas, a ampliação de cursos e vagas nas cidades e lançamento de novos cursos superiores.

Além dos novos cursos técnicos, o IFBA está lançando os superiores de Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação e licenciaturas em Química, Informática, Geografia e graduação tecnológica em Eletromecânica. As vagas estão nos campi de Salvador, Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista, e para os núcleos avançados de Brumado, Dias D'Ávila, Euclides da Cunha e Juazeiro.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal da seleção, com taxa no valor de R$ 30 (cursos técnicos) e R$ 55 (cursos superiores). Os candidatos que frequentaram colégios públicos durante toda a vida escolar têm direito à isenção parcial de taxa, passando a pagar apenas 10% do valor de inscrição.

A prova acontece no dia 28 de novembro, e consta de exame de questões objetivas e uma redação.

Cotas - O IFBA conta com sistema de cotas sociais na seleção, que é voltado para candidatos que estudaram em escolas públicas, com critérios étnicos. As vagas são divididas entre afrodescendentes, indígenas e outras etnias. Nas cidades de Eunápolis e Porto Seguro - áreas com grande concentração de indígenas -, a cota para essa etnia é maior.

O processo seletivo possui também reserva de vagas para pessoas com necessidades educativas especiais.

Enem - As vagas para os cursos superiores serão divididas entre o processo seletivo, com prova, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada forma de ingresso preencherá 50% das vagas.

O candidato optante pelo Enem pode concorrer ao IFBA quando as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu, do Ministério da Educação - MEC) forem abertas para 2011. O estudante pode escolher se prefere fazer a prova do processo seletivo ou concorrer com a nota do Enem.

| Serviço |

O quê: Processo seletivo Ifba 2011

Período de inscrições: De 18 de agosto a 26 de setembro de 2010

Período de pedidos de isenção parcial: De 18 de agosto a 8 de setembro

Entrega de documentação para isentos: Até 9 de setembro

Prova: 28 de novembro

Vagas: -4.162 para os cursos técnicos nas modalidades Integrada (ensino médio e formação profissional); Proeja (Educação de Jovens e Adultos que consiste em Ensino Médio e formação profissional para pessoas com mais de 18 anos) e Subsequente (formação profissional para quem já concluiu o ensino médio).
    -1.260 vagas para cursos superiores.

Informações: Site da seleção 2011 do IFBA
Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here