Encontro em Camaçari discute desafios da metropolização - Noticias, Eventos e Entretenimento!

Breaking

terça-feira, agosto 10, 2010

Encontro em Camaçari discute desafios da metropolização

10 de Agosto de 2010



Criar mecanismos de aproximação entre as cidades da Região Metropolitana, com o intuito de debater problemas e criar soluções voltadas para as questões relacionadas ao desordenamento populacional. Com este propósito, teve início na manhã desta segunda-feira (09/08), no Teatro da Cidade do Saber, o primeiro Seminário de Metropolização e Desenvolvimento: uma nova agenda, realizado pela Prefeitura de Camaçari em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Para o prefeito Luiz Caetano, a iniciativa é de extrema importância para Camaçari e cidades circunvizinhas. “Este encontro serve para formatar a concepção de um novo momento pelo qual as regiões metropolitanas estão passando e, através de experiências de outros municípios e trabalhos de pesquisadores, buscarmos respostas para avançarmos nas melhorias da habitação, transporte, meio ambiente e segurança pública”, revelou. Durante o evento, Caetano ainda falou sobre o crescimento do Município e das ações do governo para melhorar a vida da população. “Quando assumi o governo, Camaçari tinha cerca de 179 mil habitantes e hoje conta com cerca de 250 mil. Para acomodar melhor estas pessoas que migram para cá e assistir as que já moram aqui, estamos terminando a implantação da rede de esgoto do Município, temos 300 médicos na rede de saúde e construímos, através do programa Minha Casa, Minha Vida, 10 mil novas habitações para famílias carentes”, explicou.
Em seguida, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Luiz César Queiroz, iniciou o ciclo de palestras, abordando o tema “A questão Metropolitana no Brasil Contemporâneo”.
Na ocasião, o palestrante elogiou a iniciativa da Prefeitura na realização do evento. “Áreas metropolitanas são órfãs de intermediações que as tornem governáveis. Este encontro é louvável para discutir sobre esta e outras fragilidades”, comentou.
Além do prefeito Luiz Caetano, fizeram parte da mesa o secretário do Desenvolvimento Urbano do Município, José Cupertino, a coordenadora do Centro de Recursos Humanos da UFBA e professora, Iracema Brandão, a arquiteta e representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Graça Torreão, o vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Zé de Elísio (PT do B), o secretário de Governo, Francisco Franco e o coordenador e Núcleo de Estudos Estratégicos para a Gestão, Gerson Oliveira.
Estiverem presentes no seminário os secretários municipais da Administração (Secad), Ademar Delgado, das Relações Institucionais (Serin), Ademar Lopes, da Cultura (Secult), Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, das Relações Internacionais, Ivanildo Antônio, do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes, da Habitação (Sehab), Djalma Machado, do Desenvolvimento do Turismo (Setur), Waldy Freitas, da Secretaria de Educação (Seduc), Luiz Valter Lima, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Paulo Cézar Gomes, da Secretaria da Saúde (Sesau), Camilo Pinto, além dos vereadores Paulinho do Som (PT), Jair Costa (PRB), Alfredo Andrade (PSB) e Oto Maia (PSDB).
À tarde, a programação segue com uma mesa redonda e debate. O seminário prossegue nesta terça-feira (10/08), com encerramento previsto para as 17h.

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here